top of page

A regressão de memória a serviço da cura e da evolução


A Regressão de Memória é uma técnica de acesso ao conteúdo do inconsciente que pode ser feita por hipnose ou por uma leve alteração do estado de consciência, como é no caso da Terapia Espiritualista Lumni. Através desta o paciente permanece consciente de tudo, o que lhe permite uma conexão imediata do que vai visualizando e sentindo na Regressão, com os conteúdos desta vida, o que favorece na elaboração do próprio conflito.


O acesso aos conteúdos existenciais por meio da técnica é seguro uma vez que o inconsciente é inteligente e leva o paciente ao exato momento que se conecta com suas necessidades psicoemocionais atuais, além de somente a carga de conteúdo que se dá conta de receber. Entretanto é importante que seja conduzido por profissional competente e não para satisfação de simples curiosidade, mas inserido dentro de uma postura suficientemente madura para consigo mesmo o que se dá por meio de um processo terapêutico de autoconhecimento e mudança comportamental. Acrescentamos que não existe risco de se ficar preso no passado, pois em momento algum se está viajando no tempo, mas apenas acessando memórias e conteúdos passado e totalmente consciente no aqui agora.


A técnica independe de crença e religião, é uma técnica psíquica, e não se precisa acreditar em vidas passadas, pois parte da premissa de que qualquer conteúdo originado da mente que venha à tona ou seja, que venha a luz, para a consciência, é real para esta pessoa e para esta mente, influenciando-a (para bom ou ruim) o que é suficiente para que seja trabalhado e resolvido.


Muitos espíritas resistem à Regressão de Memória entendendo que ela inflige a ‘lei do esquecimento’ que Deus pôs e neste ponto vale a pena considerarmos a recomendação de Kardec de que “o Espiritismo deve permanecer como ciência da observação e progredir com o tempo e os avanços da ciência”. Fato é que ambas ciências psicológica e médica vêm avançando e aprimorando-se e cada vez mais recebendo a complementação de tratamentos holísticos que estão chegando com tudo dentro desta nova concepção holística do ser humano. E dentro desta perspectiva são inegáveis os ganhos de se poder ainda nesta vida tratar e curar o ser humano em níveis conscienciais mais profundos e em acordo com sua integralidade mente-corpo-espírito colocando-o diante de potenciais desconhecidos e ainda maiores.


Quando realizada dentro de um processo dinâmico e sequencial que compreende uma terapia espiritualista denomina-se Terapia de Vidas Passadas, na qual se vai lançando mão da técnica de regressão à medida que o tratamento avança objetivando maior aprofundamento e eficácia.


Passemos então a melhor entender como as diversas vertentes desta técnica propiciam a cura.


Não importa onde esteja localizada a origem do problema, a Regressão retorna ao seu ponto exato seja na infância desta vida, na fase uterina ou em vidas anteriores. Também é comum que mais de uma regressão vá localizando outros pontos correlacionados ampliando a contextualização, significação, o autoconhecimento e o material a ser trabalhado, tal como destrinchando uma cura, um padrão de comportamento repetitivo.


Outro aspecto é que cada vez que se acessa uma experiência passada, os sentimentos originados nela ocorre uma catarse que é a liberação da energia emocional presa o que reflete num grau de alívio dos sintomas psíquicos, emocionais e até físicos existentes nesta vida (por herança daquela).


Uma vez feita a Regressão o material acessado é associado às questões atuais da pessoa. Segue-se a elaboração e a reprogramação do conteúdo, momento de destrinchar e falar sobre o que foi visto, no qual a pessoa, junto a mim, a terapeuta, raciocinamos sobre os aspectos e sentimentos vivenciados pelo seu personagem do passado fazendo um paralelo com os conflitos, dores e sintomas que o trouxeram até a terapia.


O passo seguinte é a pessoa compreender que aquilo que seu personagem do passado viveu e sentiu fazem sentido apenas para o ele lá de trás, mas não para ele nesta vida atual e é desta forma que é possível o desligamento consciente dos padrões de comportamento antigos e agora defasados que não lhe pertencem mais, e que não fazem mais sentido nesta vida, o que propicia a paz e o reequilíbrio emocional – percebam o processo da cura, e libertação.


Neste sentido a Regressão de Memória é usada para favorecer a cura de qualquer tipo de dor e conflito psíquico e emocional que esteja causando limitação, sofrimento e bloqueando o fluir da vida do indivíduo, quer sejam medos, traumas, culpas, repetição de comportamentos indesejáveis, sintomas e até doenças.


Agora vamos falar de doenças. O objetivo é trazer o maior número de esclarecimentos possíveis. Existe a forte crença de que basta acessar conteúdos traumáticos do passado para que os sintomas físicos ou doenças presentes nesta vida acabem por completo. Mas não é exatamente assim que acontece em todos os casos.


Algumas vezes eles realmente recuam na totalidade, mas em outras apenas parcialmente ou nada. Isto porque nos dois últimos casos o sintoma ou doença atua como ‘ponto de segurança’ para que a pessoa não incorra em retrocessos nesta vida - vejam a bondade do Criador, e significando que ainda existem comprometimentos cármicos bem como a necessidade de ajustamentos morais mais profundos em si mesmo, diante de si, do próximo e da vida – repito: tudo obedecendo à Bondade e Inteligência da Criação que visa, antes de tudo, o avanço do indivíduo e melhor aproveitamento possível desta etapa terrena.


Ate então viemos falando de cura, propriamente dito, mas agora vamos falar de outros ganhos significativos que surgem a partir da Regressão de Memória.


Em se tratando de características da personalidade presentes na vida atual - como inveja, ciúme, intolerância, egoísmo, vaidade - é possível identificar seus pontos de origem em vivências passadas, nas histórias ocorridas lá atras, bem como vê-los se manifestando repetidamente vida após vida como numa sucessão de repetições... até a atualidade. E com a enorme vantagem de ver suas consequências ‘funestas’ para aquela vida, o que serve de motivação para que se rompa com o padrão pernicioso nesta vida.


Visualizar vidas passadas coloca em evidência a grande verdade de que cada um é herdeiro de si mesmo, veio se herdando exclusivamente de si mesmo das inúmeras jornadas físicas, e que não cabe encontrar culpados mas, exclusivamente a si cabe a responsabilização e esforços para a própria mudança.


Vamos continuar falando sobre comportamentos. Também é comum identificar comportamentos – junto com pensamentos, sentimentos e ações - que seguem se repetindo numa sucessão de vidas como ‘que em cadeias’ porque são irresistíveis ou porque trazem ganhos secundários, como, por exemplo, o de submissão. E também é possível ver um processo cíclico de alternância entre o padrão de comportamento (como por ex o de submissão) com seu contra-padrão, ou seja, com a tentativa de se inverter e fazer o outro extremo, tentando equilibrar dando ‘um empurrãozinho’ no aprendizado espiritual (o que nem sempre dá certo, a pessoa se vê presa no padrão contrário sem conseguir sair dele). Como exemplo citamos uma vida de submissão, seguida por uma de dominação e prepotência onde se faz muitos ‘estragos’, e então seguida novamente por uma de submissão, e por ai vai sucessivamente.


Entendam que todas estas informações enriquecem o autoconhecimento atuando como pontos de referência e convite para se colocar mãos-à-obra no dia a dia e rompendo com os mesmos, inserindo uma nova forma de pensar, sentir e agir de forma lúcida e com a força e vontade e resiliência necessária.


Outros ganhos também acontecem na vida do paciente, como a descoberta de potenciais latentes (vistos em si em vidas anteriores); a descoberta da missão nesta vida (que trás a oportunidade do direcionamento ativo e consciente para a mesma); a vivência do momento da morte (com a perda do medo e mudança do conceito de vida); é também possível perceber a própria evolução moral e espiritual através da sucessão de vidas; viver o período intervidas (o que acontece ao espirito quando não está encarnado); além do acesso aos guias espirituais, seus mentores de luz, com suas valorosas orientações e ensinamentos.


É comum que as pessoas se compreendam nesta vida como mulher ou homem, jovem, solteiro, pobre, rico, arquiteto, médico, enfim, quando na verdade não somos isto, apenas estamos isto temporariamente, sendo estas formas apenas ‘roupagens’ que se está usando nesta vida em obediência às necessidades de crescimento e evolução do espírito.


E a Regressão de Memória quando inserida dentro de uma Terapia Espiritualista possibilita uma expressiva expansão da compreensão de si mesmo enquanto ser espiritual eterno e peregrinador vivendo uma experiência terrena de múltiplas possibilidades para seu crescimento. Permite que cada um vá conhecendo sua verdadeira história, trajetória e como realmente se é como espírito em evolução em suas diversas facetas, vivências, aprendizados, equívocos e melhoramentos até chegar ao ponto em que se encontra hoje. E o processo continua..


Como se pode perceber, são muitos os benefícios desta técnica dentro de um processo terapêutico espiritualista que trabalha a cura junto ao crescimento interior, não havendo dúvidas de que seguirá sendo paulatinamente incorporada aos exercícios da psicologia, psicanálise e psiquiatria quando, dentro de algumas décadas, se tornará realidade inequívoca para a evolução e Bem Maior.


Neste momento em que vemos surgindo inúmeros tratamentos e terapias denominadas quânticas, integrativas, holísticas que vêm no sentido de favorecer a cura e uma maior integração com seu Eu Espiritual, apresentamos para você a Terapia Espiritualista Lumni que além da Regressão de Memória usa a Apometria e a Psicanálise com alcance nos níveis mental, energético e espiritual da pessoa propiciando sua evolução, ruptura de carmas, expansão da consciência e despertando-lhe para o protagonismo sobre si mesmo e para as próprias capacidades divinas.


Meu nome é Luciana Rapini e a Terapia Espiritualista Lumni é realizada online e presencialmente em Belo Horizonte. Caso você sinta que é para você entre em contato e será um prazer te conduzir por este maravilhoso processo.



bottom of page